terça-feira, 4 de setembro de 2012

Modelagem Hidrodinâmica da Baía do Guajará

A Baía do Guajará, que limita grande parte da cidade de Belém do Pará, é um corpo d´água muito singular. Sensação de imensidão durante o dia, lindos espetáculos coloridos ao pôr do sol e o reflexo prateado durante a Lua Cheia são apenas algumas das maravilhas proporcionadas pela Baía aos moradores da cidade.
A modelagem hidrodinâmica do qual trata o vídeo é uma abordagem muito interessante, fortemente baseada em Computação Gráfica, que serve para predizer o movimento das águas.
Estes estudos podem servir de base para análise da dispersão de poluentes e de transporte de sedimentos.
Fizemos várias modelagens deste tipo na Baía do Guajará, desde 2002, com muitos estudantes e professores envolvidos.
O projeto foi uma colaboração entre o IESAM, a UFPA e o INRS-ETE.
O modelo também serviu como elemento para a aprovação do financiamento para a construção do Portal da Amazônia.
Para ver as animações, clique no vídeo a seguir. Procuramos explicar como foi construído o modelo. O endereço Artigo Baía do Guajará é um link para um artigo que descreve os detalhes da modelagem. Na animação, você verá a Baía do Guajará como nunca antes. Veja o vídeo e divirta-se!

2 comentários:

  1. Manoel, parabéns pelo projeto! Muito interessante mesmo. Linguagem clara, facilitando o aprendizado. Em um de seus slides, onde retratas os vórtices que se formam devido à mudança na maré, observamos que o fluxo proveniente do rio Guamá (que passa entre as réguas 12 e 14), atinge então a ilha das onças, sendo direcionada, pelo próprio leito, na direção do oceano onde irá desaguar na baía do Guajará, não é mesmo? Seria então uma questão de inércia deste fluxo que, somente a pouco e pouco é "freado" pela maré? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jairo! Que bom que você gostou do projeto.
      Sim Jairo, você está corretíssimo. Observou muito bem! Inclusive, este escoamento muito forte vindo do Rio Guamá pode explicar a profundidade do Canal da Ilha das Onças, de maneira inequívoca. Suspeitava-se antes que este poderia ser um fator importante. Com os resultados da simulação, temos uma evidência mais forte ainda de que seja este mesmo o mecanismo que "escavou" um canal tão profundo. Tem um grupo de estudantes trabalhando comigo que está escrevendo sobre isso agora.
      Obrigado pela força!
      Um forte abraço. É sempre bom ter notícias suas!

      Excluir