quinta-feira, 1 de maio de 2014

O corte e a pintura

Bom pessoal, eu não sabia disso, mas fiquei sabendo por este kit. Alguns fabricantes colocam algumas opções para você no kit. Às vezes, estas opções não são claras nos manuais, o que foi o caso com este kit.
Bom, acontece que as instruções de montagem e as peças incluem um motor, junto com outras peças mecânicas. Ao procurar referências de montagens do mesmo kit pela internet, notei que o motor deve ser montado normalmente, tendo inclusive decais para serem colados sobre ele. Entretanto, quando montamos a carenagem do carro, simplesmente não há forma de ver mais o motor (!). Muitas pessoas que montaram o carro e colocaram a experiência na internet citavam este fato e se lamentavam por ter montado o motor e não mais poder vê-lo. A figura a seguir é uma parte do manual e ilustra a questão. Clique nas figuras se quiser ver ampliado.

Lembrei então de uma vez que vi em um endereço de internet instruções sobre como cortar (!) partes do kit para obter comportamentos não previstos para o mesmo. O procedimento envolve riscos. Inclusive, de destruir o kit, se não for feito com muito cuidado.
Tomada a decisão, resolvi fazer o procedimento de cortar a carenagem do motor. Assim sendo, após a montagem, poderíamos retirá-la para ver o motor.
O procedimento consistiu em fazer uma pesquisa na internet sobre como era o corte da carenagem no carro original. Achei uma figura na internet, que está abaixo, que dava uma pista.


O modelo possui uma linha que coincide com a linha de corte original. Então, foi uma questão de tomar coragem, e começar a fazer pequenos riscos com o estilete seguindo esta linha (figura abaixo).


É passar o estilete e, a cada passada, uma pequena (muito pequena) parte de material sai. Com muita paciência, sem querer fazer de uma vez e, principalmente, se cortar durante o processo. Eu inclusive acabei fazendo um pequeno corte na mão, que só notei quando vi algumas manchas vermelhas na peça. Assim sendo, extremo cuidado ao tentar algo semelhante! Depois de algumas horas, o resultado é o mostrado na figura a seguir. Recomendo fazer isso não de uma vez, mas fazer um pouco, guardar, continuar depois, sem pressa.

Não dá para ver nas fotos, mas vários riscos que não eram planejados foram feitos perto do corte. Para corrigi-los, usei uma massa específica para modelismo, chamada massa Putty (usei da marca Revell). Você passa a massa, espera secar e depois nivela com uma lixa e a pintura pode ser feita. O início do processo, com a colocação da massa, é mostrado na figura a seguir.


As peças foram então pintadas com as cores planejadas. O resultado está na figura abaixo.

Vamos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário